Comece agora a empreender em Piúma. Saiba Mais aqui!

Você deseja abrir empresa em Piúma?

A vontade de criar uma empresa nasce e cresce junto com a decisão de criar e se engajar naquilo que mais gostamos ou conhecemos, mesmo que não seja economicamente viável.

Acontece que empresa não é hobby ou lazer, e sim meio de vida e realização pessoal, tanto para o proprietário quanto para muitos que nela empregam.

Por isso, a escolha do produto a fabricar ou serviço a prestar deve ser feita com a cabeça fria, levando em conta não só o quanto são atrativos e principalmente sua potencialidade de gerar lucros.

Para ser bem-sucedido, o empreendedor não deve apenas criar seu próprio empreendimento. deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos.

O empreendedor precisará de muita criatividade e alto nível de energia, demonstrar imaginação e perseverança, aspectos adequados, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturado em algo concreto e bem sucedido para o mercado.

Portanto, a primeira coisa a fazer antes de se aventurar-se em qualquer tipo de negócio é analisar suas características favoráveis para o novo empreendimento. Para isso é necessário conhecer alguns aspectos fundamentais que tornam uma oportunidade viável ou não.

 

abrir uma empresa em piúma

SOBRE A PIÚMA

Piúma é um município brasileiro no litoral sul do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 90 km. Ocupa uma área de 74,822 km², sendo que 2,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2018 era de 21 363 habitantes.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Piúma é um dos maiores de sua região, com importante participação da pesca e do turismo.

Grande influencia na economia da região é a Samarco Mineração, presente também nos municípios de Anchieta e Guarapari. A Usina de Pelotização da Samarco está situada no povoado de Ubu, em Anchieta, mas muitos de seus trabalhadores residem em Piúma ou em cidades próximas.

As praias de Piúma são os principais atrativos do município, havendo, consequentemente, bastantes hotéis, pousadas e restaurantes, que na alta temporada e durante feriados prolongados hospedam e atendem a vários turistas que vêm principalmente do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, ajudando a aquecer a economia do município. 

 

PASSO A PASSO PARA VOCÊ ABRIR EMPRESA EM PIÚMA

 

PASSO 1: PLANEJAMENTO

O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar.

O sucesso do negócio seja uma empresa de prestação de serviço ou venda de mercadorias, depende de várias decisões que o empreendedor deve tomar antes de iniciar. O empreendedor deve elaborar um projeto para usar no futuro como guia para identificar as oportunidades do mercado que poderão aumentar as chances de dar certo, identificar e neutralizar as ameaças do negócio, descobrir como criar valor para o cliente e como gerar riqueza para a empresa.

Muitas vezes, o empreendedor pensa em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Para sair destas estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), se faz necessário elaborar um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.

PASSO 2: TIPOS DE ATIVIDADE

Neste ponto é necessário identificar qual o segmento de atividade que pretende abrir. Existem três distinções:

Prestação de Serviços: trabalho voltado a título de mão de obra física ou intelectual;
Industria: atividade econômica que busca transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
Comércio atacadista: dedicado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.


PASSO 3: TIPOS DE NATUREZA JURÍDICA

No 3 passo, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Representando o regime jurídico no qual a empresa se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização com determinado negócio, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica no momento da abertura da empresa é uma questão indispensável, existem formas diferentes de aplicações das normas. Existem várias espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou vendas de mercadorias e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;


Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

PASSO 4: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Piúma são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 1 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 1 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 1 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

PASSO 5: PROCEDIMENTO PARA ABRIR EMPRESA EM PIÚMA

Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. Assim, é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.

Porém, para abrir empresa Piúma, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

Algumas pessoas decidem instalar a empresa em um local, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem abrir sua empresa no local. É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.


PEV CONTABILIDADE

Nós, da PeV Contabilidade , realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça.